quinta-feira, 21 de maio de 2009

Martinho Lutero

Martinho Lutero e o Protestantismo
Entre os séculos XIV e XV, períodos que antecederam a Reforma Protestante, foram épocas complicadas, as dificuldades econômicas geraram uma quebra na paz social culminando numa desorganização econômico-social na Europa. Alguns fatores colaboraram para esses acontecimentos, eram eles: a fome, as epidemias e as guerras. Todos estes eventos acabaram gerando um surto de revoltas, essas agitações eram violências espontâneas, banditismo organizado e rebeliões camponesas. Entre outros fatores provocadores de uma nova situação social podemos citar:

A Peste Negra, que desagregou a estrutura social;
A Expansão Marítima e Comercial;

A ascensão da Burguesia;
Formação dos Estados Absolutistas;
E o Renascimento Cultural, que era um novo pensamento, que tenta desvincular o poder absoluto de Deus sobre o homem;


No período anterior ao Renascimento as explicações para os acontecimentos eram sempre de cunho religioso (extraterreno), um problema social e Excesso de fé, ou seja, a fé explica tudo, e todos já sabiam que para acalmar a ira divina teriam que praticar boas obras, agradáveis aos olhos Deus, mas no período em questão a peste assolava a Europa e mesmo a devoção dos fiéis foi capaz de reverter esse quadro de medo na Europa, e nesse contesto estava inserido todos os de cristãos, inclusive Martin Lutero.


Dentro desse medo havia também descontentamento com a conduta da igreja, que era acusada de ter um comportamento mundano como, a ligação com o poder do Estado, o comércio de indulgências e o Papa e seus filhos em postos dentro do clero. A igreja passa a ser incompreensível aos olhos dos fiéis, pois não vivem no celibato, comerciam bens sagrados e participam das tramas políticas. A prática dessa igreja choca a todos e o povo busca na Reforma Protestante uma saída. É sempre importante lembrar que esses movimentos não eram de ruptura, mas sim buscava uma igreja revigorada uma volta ao “Cristianismo Primitivo”.


Martin Lutero nasceu no dia 10 de novembro de 1483 em Eisleben, uma pequena cidade da Alemanha. Seus pais eram de origem camponesa. Seu pai adquiriu, pouco a pouco, certo bem estar por seu trabalho na extração mineira. Eram religiosos tradicionais. Mas não havia na família nem sacerdotes nem monges. Lutero estudava Direito, mas conforme ele mesmo relatou, o que fez com que ele se tornasse monge foi um raio que quase o matou. Estudar Teologia foi o caminho para Lutero encontrar respostas para suas angústias e foi também o caminho para descobertas importantes e para a Reforma.


O estudo minucioso por parte de Lutero das Sagradas Escrituras (Bíblia) o levou pregar que deveria ocorrer uma Reforma na doutrina do Catolicismo. Fica claro que ele não queria romper com o catolicismo e sim adequá-lo a o que diz a Bíblia. E segundo o seu entendimento:
“O justo viverá pela fé”, independente de suas obras, que era a doutrina da “Justificação pela fé”;
“A Bíblia era a única fonte para se conhecer a palavra de Deus”, que era a doutrina da “Infalibilidade única da Bíblia”;


E que não se precisava de um padre para comunicar-se com Deus, pois ele estava dentro de cada um, que era a doutrina do “Sacerdócio Universal”;


Com a idéia de que todos deveriam ter acesso à sagrada escritura Lutero traduz a Bíblia para o Alemão difundindo assim os idiomas nacionais. É importante lembrar, que antes de Lutero existiam outros reformistas, mas estes não tiveram a mesma proteção que ele teve por parte dos Príncipes Alemães, que queriam se desvincular de Roma. Assim cansado de tentar se fazer entender, Lutero então prega as suas 95 teses na porta da igreja de Witemberg, e pretende com isso reformular a Igreja.


A Reforma Protestante obteve primeiramente a aceitação nas regiões do Norte da Alemanha, Dinamarca, Noruega e Suécia, e tinha como idéias fundamentais: o fim da hierarquia eclesiástica; dois sacramentos; a bíblia como fonte de fé e de livre interpretação; a salvação pela fé; e a tradução da Bíblia para vários idiomas incentivando o uso das línguas nacionais.
Em janeiro de 1521, o Papa declarou Lutero Herege e o excomungou. Isso significa que ele estava excluído da igreja. Seus livros foram queimados e os seus seguidores foram exortados a abandoná-lo. A Reforma Luterana provocou a Contra-Reforma, também chamada de Reforma Católica, há quem diga que Lutero tenha salvado a Igreja católica. Ele nunca quis dividir a Igreja, mas se viu forçado, pois sendo ele expulso da igreja, Lutero só viu uma maneira de continuar com a reforma: criar uma nova comunidade religiosa.

Nenhum comentário: