domingo, 9 de novembro de 2008

Métodos Globalizados

Metodologia do Ensino

O objetivo deste texto é fazer algumas explanações sobre os “Métodos Globalizados” de ensino, tendo como referência os capítulos IV (Princípios e Fases do enfoque globalizador) e V (Os Métodos Globalizados) do livro Enfoque globalizador e pensamento complexo, uma proposta para o currículo escolar do autor Antoni Zabala. Este breve relato será utilizado também como suporte para um debate proposto pelo professor Hugo Felix da disciplina de Metodologia do Ensino Social e Humano que será realizado em sala de aula.
Entendemos como métodos globalizados, todos os métodos em que as disciplinas não são o objeto de estudo, mas sim, o meio para obter o conhecimento da realidade (ZABALA, 2002) que procura trabalhar com os problemas reais da sociedade permitindo aos alunos uma aprendizagem que servirá como uma experiência concreta para enfrentar os problemas da sua realidade.

A finalidade de um sistema educativo que se utiliza de métodos globalizados é o desenvolvimento de todas as capacidades da pessoa, para que ela possa dar respostas aos problemas que a vida em sociedade coloca (ZABALA, 2002), ou seja, os conteúdos devem proporcionar ao aluno uma melhor compreensão da sua realidade, para poder intervir e/ou transformá-la da maneira mais adequada. Como já dizia Paulo Freire: ...devemos primeiro ensinar as pessoas a aprender a ler o mundo em que eles vivem...

É fundamental que o objetos de estudo nas escolas sejam realidades próximas dos alunos, e não teorias que só servem para alienar os alunos, deixá-los dóceis, domesticados e passivos frente as suas realidades sem a capacidade de analisar, questionar e muito menos transformar a sua realidadeAssim concluímos que a função básica do ensino é a de despertar nas crianças as suas capacidades, que possam permitir a eles buscar as respostas para os seus problemas reais, sejam eles, sociais, emocionais ou profissionais. Problemas estes que são complexos em suas realidades e por isso devem ser tratados por pessoas que possam fazer uma leitura crítica dos fatos para posteriormente intervir nesta mesma realidade através de um pensamento crítico, mas também, complexo.

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