sábado, 6 de março de 2010

Pontos em comum

Venho por meio de este texto tentar explicar, dentro de certas limitações, dois pontos de concordância e dois de discordância entre religiões, que muita gente acredita que não possuem nada em comum, porém depois de uma breve pesquisa podemos identificar algumas semelhanças, são elas o Cristianismo e o Islamismo. Essas duas correntes religiosas têm suas origens nas religiões Abraânicas e baseadas na filosofia Grega, entretanto não me aprofundarei nestes fatos, e sim nos que relatarei no parágrafo seguinte.

Os dois pontos de concordância (há muitos outros, mas falarei apenas de dois) entre Cristãos e Muçulmanos é que “Deus criou a terra”, e este Deus é um só, ou seja, são religiões monoteístas. Isto por si só já vale muito mais do que qualquer outro argumento, são dois pontos inquestionáveis dentro das duas vertentes religiosas que apontam para o mesmo sentido.
Porém, como faz parte da proposta deste pequeno texto achar também duas diferenças, falaremos agora de algo que me chamou muito a atenção, as discordâncias, pois elas estão em seus profetas e não no seu “Deus”. O profeta Maomé não se dizia milagroso enquanto Jesus Cristo fazia milagres; Maomé se considerava apenas um pregador das palavras de Deus, enquanto Jesus Cristo se auto proclamou a reencarnação do próprio Deus.

Portanto, é preciso que se faça uma melhor leitura do mundo onde vivemos, e principalmente respeitar e tolerar as diferenças culturais e religiosas e entende-las a partir de uma perspectiva mais ampla, para não cometermos erros fundamentados em nossa ignorância e desconhecimento. Este breve relato fala sobre religiões, porém espero que a mensagem sirva para todo tipo de intolerância, seja ela racial, ou religiosa.

Nenhum comentário: